Rir, sonhar e ter amigos: cuide de sua mente

5 Aug

Rir, sonhar e ter amigos: cuide de sua mente

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Comer (bem), amar, rir, dormir e fazer exercício é o que o nosso cérebro precisa. Fala-Se muito de fazer isso e se buscam soluções para manter a mente jovem com o passar dos anos. Agora, é claro que tomar medidas simples no dia a dia podem fazer a diferença.
“A pesquisa básica pode nos trazer surpresas agradáveis, mas hoje, em vez de confiar em” drogas mágicas “, devemos considerar os “remédios da avó”. Está provando ser o mais útil para manter o cérebro em forma – diz Stefano Cappa, responsável pela área de ciências cognitivas da Universidade de Pavia –. Seguir uma dieta saudável, abster-se de fumar e beber álcool, exercício físico regular e dormir bem nos mantém longe de doenças cardiovasculares e da demência.”
Segundo o estudo, o essencial é começar a “se comportar bem” desde que nós somos jovens. O álcool, estupefacientes, traumas cranianos e também uma dieta inadequada contribuem para o cérebro constantemente substâncias pouco saudáveis que, a longo prazo, afetam as capacidades cognitivas.
Uma dieta saudável deve incluir a ingestão de ácidos gordos omega-3 e antioxidantes, e a poder ser mais baixa em açúcar que possível. Se seguirmos uma dieta mediterrânea já estaremos lutando contra a perda de capacidade cognitiva. Ou seja, uma dieta que inclua peixes, castanhas, óleo de linhaça e óleo de oliva, antioxidantes provenientes de frutas e legumes, carne (em pouca quantidade) pela vitamina B12 acima de tudo, e de produtos lácteos.
Além disso, devemos ter cuidado com os açúcares simples, porque têm efeitos inflamatórios no sistema e danificam as células nervosas.
A segunda regra é dormir o suficiente. Basta uma noite de sono irregular para ter dificuldade para concentrar-se no dia seguinte.
O estresse crônico leva a uma sobrecarga de hormônios com um impacto negativo sobre as estruturas cerebrais como o hipocampo, que é essencial para a memória. O riso é uma boa terapia para o coração e a mente. Acelera o ritmo cardíaco, melhora a circulação, dilata os pulmões. De fato, cem gargalhadas atuam como dez minutos de remo. Até mesmo sorrir é bom, já que facilita as relações interpessoais e protege contra o declínio cognitivo e a depressão, graças, em parte, pela redução da liberação de hormônios do estresse prejudicial para o cérebro como o cortisol.
Apesar de o estudo não vale rir por rir, mas fazê-lo com amigos de verdade, que tenha sentimentos e afinidades. Este efeito benéfico não se pode ter com os contatos virtuais, as redes sociais.
“A relação real é o que tem as capacidades máximas de estimulação dos neurônios – confirma o estudo. O tom de voz, as expressões, a linguagem corporal… ajudam a mente a decodificar a mensagem. E tudo isso não está em um site.”