Milho (Zea mays): propriedades, benefícios e contraindicações

11 Jun

Milho (Zea mays): propriedades, benefícios e contraindicações

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Ao seu alto teor em hidratos de carbono que sates e nos tiram essas vontades de comer durante algumas horas.

Substâncias activas:

Hidratos de carbono: Representam 16,3% de seu peso. São formados por uma mistura de açúcares e amido. Os grãos imaturos predominam os açúcares, enquanto que os maduros contêm amido. Ambos os tipos de hidratos de carbono são facilmente digeríveis e assimiláveis.

Gorduras: São encontrados especialmente no gérmen do grão e representam o 1,18% de seu peso. É rico em ácidos graxos mono e poliinsaturados, especialmente o ácido linoléico, um ácido graxo poliinsaturado, que ajuda na luta contra o excesso de colesterol e as doenças que ele implica.

Proteínas: a proteína mais abundante é conhecido como zeína, e embora contenha todos os aminoácidos essenciais, há dois deles que estão em uma proporção insuficiente: lisina e triptofano. Isso faz com que a proteína do milho tem um valor biológico relativamente insuficiente (60%) e é aconselhável que o seu consumo seja misturado, por exemplo, com sementes de girassol ou de produtos hortícolas, para chegar ao seu nível ideal.

Vitaminas: O milho doce, de cor amarelo-traz uma certa quantidade de pró-vitamina A, enquanto que o milho branco apenas a contém. No entanto, é uma boa fonte de vitaminas B1 e C.

Minerais: Contém bastante potássio, fósforo, magnésio e ferro.

Fibra: É uma boa fonte de fibra de dois tipos: solúveis e insolúveis.

Além disso, em forma de pipoca (as clássicas do pop corns) são uma grande fonte de ANTIOXIDANTES.

Composição:

COMPONENTEPor cada 100 g de parte comestível crua

Energía86,0 Kcal = Kj 358

Proteínas3,22 g

Hidratos de Carbono16,3 g

Fibra2,70 g

Vitamina A28,0 mcg

Vitamina B10,200 mg

Vitamina B20,mg 060

Vitamina B32,08 EM mg

Vitamina B60,055 mg

Vitamina B945,8 ug

Vitamina B12 —

Vitamina C6,80 mg

Vitamina E0,090 mg EaT

Calcio2,00 mg

Fósforo89,0 mg

Magnesio37,0 mg

Hierro0,520 mg

Potasio270 mg

Zinc0,450 mg

Gordura total1,18 g

Gordura saturada0,182 g

Colesterol —

Sodio15,0 mg

Doenças em que o seu uso pode ser aconselhável:

Aparelho Digestivo: Doença Celíaca. Colite. Cólon irritável. A diarréia. Dispepsia. Enterocolite. Prisão de ventre.
Doenças Renais: Insuficiência renal. Litíase renal.
Anemia ferropénica.
Aterosclerose.
Colesterol.
Hipertensão arterial.
Hipertireoidismo.

Dados a ter em conta:

Para a aterosclerose e a hipertensão arterial combina muito bem com a uva, a noz, a cebola, cereais integrais, a cevada, o centeio, a batata, o pêssego, morango, abóbora, abobrinha, a manga, as leguminosas, a soja, o farelo de trigo, o azeite, a fibra, a anona, a ervilha, o brócolos e a toranja.
Para distúrbios do estômago e intestino combina muito bem com batatas, aveia, cenoura, mandioca, repolho, graviola, pêra, uvas, figos, couve, quiabo, azeite de oliva, fibra, algas, germinados, grãos integrais, abóbora, abobrinha, acelga, alface, mamão e alho.
Para os transtornos do rim combina muito bem com água, limão, avelã, fibra, alcachofra, aipo, berinjela, borragem, couve-flor, espargos, jobo vermelho, judaica verde, abóbora, abobrinha, castanha, tâmara, milho, batata, óleo de peixe, cereais integrais, maçã, pêssego, melão, melancia, nêspera, pêra e uva.
Para a anemia combina muito bem com legumes, soja, frutas, sementes, legumes, alfafa, agrião, beterraba vermelha, espinafre, abacate, pistache, uva, maracujá, damasco, limão, espirulina e melaço.
Para os distúrbios do colesterol combina muito bem com o azeite de oliva, os produtos de soja, as nozes e as frutas secas.

Contra-indicações e Efeitos secundários: Intolerância a qualquer um de seus componentes.