Frutas e legumes da época (Março)

7 Jul

Frutas e legumes da época (Março)

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Março é o mês em que a primavera chega a nossas casas, com suas cores, cheiros e sabores, especialmente saborosos.

Finalmente deixamos o frio trás (embora ainda restam alguns dias, porque em breve volta outra onda de frio como a destes dias), e damos boas-vindas com os braços abertos para a nova temporada de primavera que com os seus primeiros toques quentes fará com que as sementes plantadas com tanto cuidado em nossa pequena horta de varanda começarem a dar os seus frutos.
O que é que podemos plantar neste mês de março?

A barba-de-frade (Agretti) não é muito conhecida, mas talvez se eu vos falo de molho soda vos soe mais. Trata-Se de uma planta pertencente à família Chenopodiaceae, de origem mediterrânea.
Talvez seja mais popular na cozinha italiana, embora em Portugal usa-se também ao vapor ou fervida simplesmente temperado com azeite, alho, sal e limão.
É rica em potássio, cálcio e vitaminas C e B3. Tem um toque de sabor salgado e estas plantas se caracterizam sobretudo por ser especialmente purificantes, diuréticas e remineralizantes. Graças a essas propriedades se está consumindo cada vez mais em nosso país.

Então, não pode faltar espinafre, de um sabor característico, levemente amargo e metálico que faz com que as pessoas as ame ou odeie. É um dos poucos alimentos que não tem um ponto médio.
Ainda estão disponíveis durante todo o ano, é precisamente neste período, que se podem encontrar as mais frescas e saborosas, especialmente as variedades de folhas pequenas que são usados para as saladas.
Elas são bem conhecidas pela sua qualidade nutricional. Espinafre contêm altos níveis de ferro e cálcio. Mas é preciso dizer que a presença de ácido oxálico, que está ligado a ambos os minerais, tem como resultado a que estes não possam ser absorvidos pelo corpo.
No entanto, como positivo, ilumino seu alto teor de vitaminas A e C. De fato, tem propriedades antioxidantes graças ao ácido fólico, essencial para o organismo, especialmente para as mulheres grávidas.

A cebola precoce, outro alimento ideal para ser adicionado a saladas frescas no mês de março. Podem ser comidos crus e, assim, mantém todas as propriedades nutricionais, mas também podemos fazer um braseado para dar aquele toque crocante que as distingue das cebolas normais.
Tenras e saborosas (ideais se fazem com vinagre ou em molho agridoce), são simplesmente cebolas, colhidas em março, que pertencem à mesma família do alho, o alho-poró, a cebola e a cebolinha. São uma excelente fonte de vitamina B e C, ácido fólico e fibras. Contêm antioxidantes e flavonóides, que ajudam a proteger o corpo contra o câncer e doenças do coração.
Você também pode adicionar ao carrinho neste mês: beterraba, brócolis, cenoura, aipo, feijão, hinoj, couve-flor, alcachofra, alho-porro, repolho, nabo, alcachofra de Jerusalém, couves-de-Bruxelas e acelga.
Quanto à fruta, gostaria de destacar as seguintes:

O abacate, originário de uma ampla área geográfica que se estende desde as montanhas do centro e do oeste do México, através de Guatemala e a costa do Pacífico na América Central. A árvore de abacate pode crescer até 15-20 metros de altura.
O fruto, ligeiramente alongado e que se assemelha a uma pêra, com polpa de cor verde ou amarela, é especialmente rico em beta-caroteno e potássio. Excelente hidratante para a pele.

A lima. Citrino do gênero Citrus. Trata-Se de um híbrido de cedro e limão. Amplamente utilizado na preparação de coquetéis, como o Mojito e que é usado também na indústria cosmética, sobretudo para dar cheiro.
Na cozinha usado principalmente como um substituto de limão, para as saladas ou pratos de peixe.
Como todos os citrinos, contém um alto conteúdo de vitamina C e minerais. É um ácido gástrico natural, favorece a digestão, é refrescante, anti-séptico e anti-bacteriano.
Outras frutas que você pode encontrar este mês são: laranja, tangerina, banana, pêra, kiwi, maçã, tangerina…