Como se deve tomar a vitamina D?

9 Aug

Como se deve tomar a vitamina D?

  Uncategorized via102

A vitamina D é uma das mais consumidas hoje em dia, mas poucos sabem como deve ser feito na realidade. Hoje eu ensinarei vocês a fazê-lo bem.
O que é a vitamina D? Você tem 60 segundos para ler a pergunta e selecionar a /as respostas que você criar.

1) O integrador do momento.
2) Uma vitamina para os ossos.
3) Um potente modulador imunológico útil para qualquer tipo de inflamação crônica
4) Não sei
– Se você escolheu a 2 e 3, você adivinhou. O Bravo!
Qual é a dose de Vitamina D que se deve tomar?
É claro que esta vitamina é semelhante a tomar os raios do sol, só que vem engarrafada. O problema é que as doses são normalmente prescrever são geralmente mínimas para o que deveria ser.
Se há sinais de falta grave, ou seja, com níveis inferiores a 40mg/ml (que equivalem a cerca de 4000 UI), são necessários 4/5000 UI por dia durante pelo menos 3 ou 4 meses.
É verdade que o posto de “normalidade” entre os laboratórios vão desde 30 ng/ml a 100ng /ml, mas tendo em conta que 40 é o mínimo, devemos tentar chegar ao menos a 80ng/ml para ter um bom efeito.
Qual é o problema com a vitamina D?
O problema é que tem uma meia-vida de aproximadamente 24 horas. Ou seja, permanece no corpo por mais de um dia ou menos, antes que se reduza em 50%.
Coloquei um exemplo, para que se entenda melhor:
Se você 10.000 unidades de vitamina D para as 9 da manhã, no dia seguinte, se ficarão 5000, no dia seguinte, 2500, então, em 1250, 735 e assim por diante, até que desaparece em menos de uma semana.
Por isso é ineficaz tomar suplementos apenas uma vez por semana ou por mês. A vitamina D se acumula de forma muito lenta. De fato, em condições ideais pode-se tomar por seis meses ou mais para obter um efeito eficaz. Imagine se você tomá-lo apenas uma vez por semana ou por mês!
Um conselho, quando você vai ao médico para ver a quantidade de vitamina D que você tem no sangue para que se de um tratamento adequado, também apela para uma análise do fator chamado hormona paratiróide. Este fator é como o muro que protege a vitamina D. Se está baixo, a acumulação de vitamina D não apresenta nenhum problema, mas se for muito alto, a vitamina D pode acumular-se com grande dificuldade. Nestes casos, o melhor que se pode fazer é aumentar a dose de vitamina D.
O gráfico mostra os níveis de vitamina D no sangue em função da quantidade que você precisa.
Fonte: vitamindandms.org
Marrom: níveis registados.
Cor verde: mostra o nível mais alto registrado.
Vermelho: mostra o nível mais baixo registado.
Cor azul: é o nível médio.
O que significa este gráfico?
Que, tomando 10.000 UI, em média, chega-se abaixo 80ngml, ou seja, abaixo do valor considerado como ideal.
O gráfico também mostra que existe uma grande variabilidade individual na resposta. Sempre tem que perguntar a um médico antes de tomar nada e ser feita uma análise para saber como estamos. De fato, seria aconselhável fazer um exame a cada 3 ou 4 meses para saber se estamos abaixo ou, se nós nos superamos na quantidade.
Neste artigo publicado no Nutrition Journal, afirma que a quantidade adequada de vitamina D que se deve tomar todos os dias é de 10.000 UI. Estas são as razões que dão:
Não há estudos que mostrem sinais de toxicidade em doses iguais ou inferiores a 50.000 UI por dia. Viu-Se que os casos de hipercalcemia ou calcinosis (ou seja, um mau funcionamento do cálcio, que é o único problema que pode dar a vitamina D) foram dadas em pacientes que apresentavam dosagem no sangue de entre 280 e 640 mg/ml.
Mas há que ter em conta também o que se come. Pensa que a dieta já tomadas vitamina D, tal como pode ver no artigo “Vitamina D: propriedades, contra-indicações e alimentos que a contêm.”.