O dilema das calorias

30 Jul    Uncategorized via102
Jul 30

O dilema das calorias

Abre-Se o debate entre contar ou não as calorias do que comemos e o tipo de alimentos que escolhemos

As pessoas deveriam parar de contar calorias, e em vez disso concentrar-se no tipo de comida que está comendo para melhorar sua saúde e reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco, um acidente cérebro-vascular ou outros problemas de saúde, assim o confirma um grupo de especialistas defendendo uma dieta alta em gorduras de estilo mediterrâneo.

Os especialistas argumentam que a importância de contar calorias tem sido exagerada para as indústrias de alimentos e empresas que se dedicam a que as pessoas a perder peso. O que se deve fazer é explicar à sociedade os benefícios de uma dieta nutricionalmente equilibrada, que pode incluir alguns produtos de alto conteúdo em gordura.

O Dr Aseem Malhotra, cardiologista do SNS e ativista da saúde pública, disse que “nem todas as calorias são iguais” e também criticou a guia alimentar nacional do Reino Unido para que o defeito de ” extremamente inútil “.
Ele, juntamente com o professor Simon Capewell da Universidade de Liverpool e o pesquisador norte-americano Dr. James DiNicolantonio escreveram na revista Open Heart, a evidência de que uma lata de coca-cola por dia (150 calorias) está associada com um risco significativamente maior de desenvolver diabetes tipo 2, enquanto que quatro colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem por dia (cerca de 500 calorias) foi demonstrado que reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. Assim, pois, isto seria uma mostra de que não é tão importante o valor de calorias, mas a qualidade do que se come.

Além disso, acrescentaram que era hora de “parar de contar calorias, e, em seu lugar, promover a boa nutrição e mudanças na dieta que rápida e substancialmente, podem reduzir a mortalidade cardiovascular”, citando um estudo de 2013 que mostrou uma queda de 30% nos problemas cardiovasculares em um grupo de pessoas que seguiam uma dieta sem restrições na ingestão de energia, mas complementadas com azeite de oliva extra virgem e frutos secos.

No entanto, outros especialistas têm se apressado a dizer que tem que ir com cuidado com estas afirmações, pois se deve ter em conta também as calorias.

O Dr Malhotra respondeu: “Antes tínhamos uma epidemia de obesidade, em que os únicos que se beneficiavam da contagem de calorias eram as empresas que vendem produtos baixos em gorduras e calorias, mas cheios de açúcar, que é mais baixa em calorias do que a gordura “, disse. Mas isso continua a ser prejudicial para a saúde das pessoas.

O peixe, os legumes e o óleo de oliva contém ácidos graxos ômega-3. Esta refeição característica da dieta Mediterrânica contém gorduras saudáveis para o organismo e são as que devem substituir os alimentos lixo. Há que ter em conta a proveniência das calorias e gorduras e não dar tanta importância à quantidade.

No entanto, Tim Sanders, professor de nutrição e dietética do Kings College de Londres, disse que o aconselhamento dietético atual no Reino Unido enfatiza a necessidade de reduzir a ingestão de sal, açúcar e gordura, e acrescentou que “até mesmo um padrão de dieta saudável pode resultar em um aumento de peso se consomem muitas calorias “.

Em conclusão, o ideal seria ter em conta duas coisas: o número de calorias e a procedência destas.