Protocolos para o Jejum Intermitente – Qual é a melhor janela?

May 14

Protocolos para o Jejum Intermitente – Qual é a melhor janela?

O jejum intermitente ou IF (Intermitteng Fasting) é um modelo nutricional, uma forma de se alimentar, que se baseia principalmente em períodos de jejum e períodos de ingestão de alimentos. Este tipo de alimentação ou esta estratégia, tem vários benefícios para o nosso organismo e a nossa saúde, além de outros benefícios que também comentaré neste artigo.

Certamente muitos de vós já sabem, mas talvez outros ainda são bastante reticentes a experimentar este método, então vou tentar detalhar todo o possível este tema, de forma que seja útil para todo aquele que se quiser animar a experimentar este tipo de alimentação. Antes de fazer a dieta intermitente vale a pena conferir se o seu tipo de organismo funcionaria dentro das limitações deste tipo de regime.

Em que consiste o jejum intermitente e que tipos existem

O jejum intermitente é, como comentei na introdução, em alternar períodos de jejum, com períodos de ingestão de alimentos. Existem vários tipos de jejum intermitente, sendo os mais conhecidos o jejum 16/8, jejum 24 e jejum 48, mas também existem outros, como o 12/12.

O jejum 16/8 consiste em realizar períodos de jejum de 16 horas, seguido de períodos de alimentação durante 8 horas. Ou seja, se, por exemplo, realizamos a primeira refeição às 14:00, nós executaríamos a ingestão de todas as nossas quilocalorias entre as 14:00h e as 22:00h, durante 8 horas, fazendo duas refeições exclusivas durante o dia, e no dia seguinte iria comer depois de 16 horas desde a última refeição, ou seja, às 14:00h de novo.

Por outro lado, o jejum de 24 horas e o jejum de 48 horas baseiam-se em períodos de jejum de 24 horas e 48 horas, respectivamente. Alguém pode pensar que, fazendo isso, vamos ter problemas de hipoglicemia, falta de energia ou algo pelo estilo, e nada mais longe da realidade, o nosso corpo pode se adaptar perfeitamente a isso. Os tipos de jejum intermitente ditam não somente a janela que você precisará ficar sem comer, mas também o tipo de regime que precisará adotar: quanto mais tempo sem comer, maior será a necessidade de incluir fontes de energia.

E, finalmente, o jejum 12/12 seria o equivalente a fazer um almoço e um jantar, distanciados entre eles 12 horas. Por exemplo, tomar café da manhã às 8:00h e o jantar das 20:00h. São estratégias diferentes, todas elas válidas.

 

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