Como repor cálcio?

Sep 30

Como repor cálcio?

Médicos sempre reforçam a importância do consumo do cálcio para manutenção da saúde. Mas, por que esse mineral é importante e como fazer sua reposição no organismo? A seguir, esclarecemos essas questões. Acompanhe!

Por que repor o cálcio?

O cálcio é um mineral importante ao organismo, atuando na transmissão de mensagens no interior de células, bem como nas estruturas óssea e dentária, conferindo-lhes dureza e resistência.

Quando se consome uma quantidade reduzida de cálcio, esses processos se tornam ineficientes. Na prática, isso significa que é mais fácil sofrer fraturas ósseas, por exemplo, além de aumentar o risco de ter osteoporose.

Logo, se sua alimentação é pobre em cálcio, é interessante realizar uma reposição desse mineral, para garantir sua saúde, especialmente a dos ossos, tendo melhor qualidade de vida.

Qual a dose diária de cálcio recomendada?

A dose diária de cálcio recomendada por especialistas varia de acordo com a idade e gênero da pessoa. Se for mulher entre 19 a 50 anos, homem de 19 a 70 anos, indica-se a ingestão de 1.000 mg/dia.

Já mulheres acima de 50 anos e homens com mais de 70 devem consumir 1.200 mg/dia do mineral. Vale ressaltar que essas são dosagens tidas como padrão. Pode ser que seu médico recomende uma dose personalizada para suprir pontualmente suas necessidades.

Reposição de cálcio: como fazer?

Existem duas maneiras de fazer a reposição de cálcio no organismo. Abaixo, apresentamos quais são e como funcionam:

Reposição de cálcio pela alimentação

Há diversos alimentos ricos em cálcio, sendo possível acrescentá-los em suas refeições diárias para garantir a ingestão adequada do mineral. Entre os principais, destaque para o leite e seus derivados (queijos e iogurtes, por exemplo).

Na lista de alimentos que são fontes de cálcio também estão os vegetais verdes-escuros (como o brócolis e rúcula), peixes específicos (sardinha, por exemplo), sucos fortificados, entre outros.

Para assegurar que a reposição seja feita corretamente, o indicado por profissionais da área da saúde é inserir esses alimentos em suas refeições diárias, para suprir deficiências nutricionais e evitar novas quedas de cálcio no organismo.

Reposição de cálcio por suplementos

Além do consumo de cálcio via alimentos, uma alternativa eficaz é a reposição do mineral por suplemento. Trata-se de uma opção prática, já que o produto normalmente é em cápsulas e pode ser levado para qualquer lugar e consumido sem dificuldade.

Muitas vezes, esse suplemento de cálcio é combinado com outros elementos importantes para o organismo, como a vitamina D, que ajuda na absorção do mineral, assegurando seu melhor aproveitamento.

Mesmo que seja prática, é importante que a reposição de cálcio feita por suplementação seja realizada somente se recomendada por um médico, especialmente se o mineral estiver associado a outras vitaminas, para evitar sobrecarregar o organismo.

Dessa maneira, minimiza-se o risco de sofrer efeitos colaterais, como problemas digestivos, cálculos renais, desconfortos abdominais e flatulência, que são as ocorrências mais comuns.

Ao investir nessa alternativa de reposição, faça a ingestão do suplemento de cálcio de acordo com as recomendações do fabricante ou de seu médico.

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