Amaranto: propriedades nutricionais, benefícios e contraindicações

23 Sep    Uncategorized via102
Sep 23

Amaranto: propriedades nutricionais, benefícios e contraindicações

Trata-Se de uma planta que conta com várias espécies – todas elas pertencentes à família Amaranthaceae – que, junto com a quinoa e milho, foram uns dos mais populares e estavam presentes na dieta dos incas e astecas, já há mais de 3000 anos. O amaranto é, de fato, um dos alimentos que é utilizado desde a antiguidade, apesar de que foi esquecido durante muito tempo e, mais tarde redescoberto nos EUA, nos anos sessenta. Além disso, era considerado sagrado pelos romanos e os gregos.

O amaranto hoje é cultivada em todo o mundo e é apreciado por suas múltiplas características e qualidade nutricional, mas também pode ser utilizada com fins ornamentais.

Quais são as suas propriedades benéficas, nutricionais, medicinais e terapêuticas?

O amaranto é livre de glúten, portanto, é adequado para aqueles que sofrem de anticorpos. Além disso, é rico em fibras. Esta característica faz com que seja altamente digerível e útil para aqueles que sofrem de problemas intestinais, uma vez que o torna muito adequado para a alimentação de crianças e idosos.

Trata-Se de um alimento rico em proteínas, que faz com que seja perfeito para os vegetarianos e veganos, que seguem uma dieta livre de produtos de origem animal.

O amaranto pode ser considerado como um aliado para o sistema imunológico.

De acordo com alguns estudos, como os que levaram a cabo o Functional Foods Center de Dallas (EUA), da Universidade Estadual de Voronezh (Rússia) e o Instituto Estadual de Nutrição da Academia Russa de Ciências Médicas, em Moscou, que indicam o valor preventivo e terapêutico do óleo de amaranto para o sistema cardiovascular. O amaranto é capaz de reduzir o colesterol total e o LDL graças ao seu conteúdo em fitoesteróis, o que também o torna um aliado para combater a pressão arterial alta.

Destaca-se sobretudo por seu poder energizante e porque é facilmente digerível, como já mencionei antes, e, portanto, é adequado para adicioná-lo na dieta durante estados de convalescença, distúrbios gastrointestinais, e como alimento de apoio durante tratamentos de diversas doenças tais como o câncer.

Não devemos esquecer a sua capacidade para combater a anemia. Suas folhas e sementes são ricas em ferro (que contêm quantidades mais elevadas do que os espinafres) e é capaz de combater a escassez deste mineral.

Propriedades nutricionais

O amaranto contém:

Sais minerais: ferro, magnésio, sódio, potássio, fósforo e cálcio.
Vitaminas:as do grupo B e C.
Ácido glutâmico, lisina, alanina, serina, arginina, ácido aspártico…
Proteínas.
Fitoesteróis.
Fibra.
Devido à sua aparência e seu uso alimentar é geralmente associado com os cereais mas, na realidade, pertence a uma outra família. 100 gramas de amaranto contém, em seguida, cerca de 371 calorias.

No vídeo a seguir deixo-vos mais informação do amaranto e de uma receita:

https://youtube.com/watch?v=H5j3DI68RiQ%3Ffeature%3Dplayer_embedded

Contra-indicações

O amaranto não causa efeitos colaterais particulares, exceto no caso de alergias ou intolerâncias.

De todas formas, dado o seu alto conteúdo em proteínas, o melhor é não exceder seu consumo, especialmente quando combinado com produtos de origem animal.

Além disso, a presença de ácido oxálico é considerável e faz com que este alimento não é recomendado para aqueles que sofrem de doença renal, gota ou artrite reumatóide.

Por último, lembre-se que é melhor optar pelo amaranto de origem biológica, já que não há substâncias nocivas para a saúde.