A melhor medicina do sono está nesses alimentos, o conheçaos!

29 May    Uncategorized via102
May 29

A melhor medicina do sono está nesses alimentos, o conheçaos!

Um descanso adequado tem uma importância transcendental na hora de realizar as atividades do dia-a-dia. É por isso que deve ser respeitado um número adequado de horas de sono, além de levar uma rotina estável, sem alterações importantes, nem consumir substâncias estimulantes como a cafeína antes de dormir.

Quando mesmo tendo em conta estas precauções, não se consegue conciliar o sono bem, ou este se interrompe facilmente, existe uma série de alimentos que ajudam a melhorar o sono e descansar melhor. Estes alimentos devem ser comidos à hora de jantar, se é possível.
O triptofano, um aliado perfeito para dormir bem
Os melhores alimentos para o sono são aqueles ricos em triptofano, um aminoácido necessário para a produção de serotonina e melatonina, já que seus níveis influenciam diretamente o sono. São muitos os benefícios do triptofano para o organismo, como estes efeitos descritos por HSN.
Um dos alimentos mais benéficos para dormir rápido e bem é a cereja. Esta fruta é fonte natural de melatonina, que é, por sua vez, o melhor suplemento para dormir bem. De fato, as cerejas são consideradas o alimento do cérebro, por excelência, entre outros importantes benefícios para a saúde.
A banana, um dos melhores alimentos para o sono, estimulando a melatonina e a serotonina
Consumir banana também é altamente recomendável, na medida em que provoca a estimulação da serotonina e da melatonina. Além disso, é rico em magnésio e potássio, importantes relaxantes musculares e nervosos. Por seu lado, a carne de peru e de frango são ricas em triptofano.
O leite contém triptofano e glicose, um nutriente que avisa ao cérebro que deve diminuir a função da orexina, substância que guarda uma relação direta com a vigília. Se lhe acrescenta uma colher de chá de mel para uma xícara de leite ou um chá de ervas, você pode obter um excelente descanso que dure a noite toda.
Essas infusões podem ser melissa, camomila, lavanda, tília, pasiflora ou limão, já que apresentam importantes propriedades relaxantes. De fato, as infusões são uma das melhores soluções contra a insônia.
Boas notícias para os gulosos: o chocolate preto é excelente antes de dormir
Alimento especialmente útil também na hora de conciliar o sono é o chocolate negro, por ser rico em antioxidantes e flavonóides. O chocolate preto estimula a produção de serotonina, o que o corpo e a mente relaxam antes de dormir.
A aveia é um aliado perfeito do sistema cardiovascular, toda vez que promove a produção de melatonina, o que contribua para a melhoria do sono. Trata-Se de um alimento não é tão conhecido como os anteriores, e no entanto um dos melhores para dormir.
Qual é o papel dos carboidratos em um bom descanso?
As massas, o arroz e o pão integral são alimentos indicados para conciliar o sono, uma vez que os hidratos, com moderação, provocam sono ao potenciar o uso do triptofano para segregar serotonina e melatonina.
Finalmente destacar que os frutos secos têm uma grande capacidade para induzir o sono, tendo em conta que contêm triptofano e magnésio. Também o são pela sua contribuição de ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido linoleico.
E se você quiser saber mais sobre alimentos que podem ou não comer antes de dormir para conseguir dormir melhor aqui neste vídeo, o fisioterapeuta com mestrado em nutrição Felipe Ordonez: